Post anterior:
«

Cadeira Barcelona

20/01/2017 - Categoria: Design

A Cadeira Barcelona é um ícone do design racionalista do início do séc. XX.

Foi uma cadeira desenhada pelo arquiteto Mies Van der Rohe e por Lilly Reich para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona de 1929.

Até hoje, uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, é composta por duas peças: encosto e apoio para pés.

Poltrona Barcelona

Poltrona Barcelona

Mies foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, onde lecionava na ocasião. Deixou a marca de uma arquitetura que primava pelo racionalismo, pela utilização de geometria clara e pela sofisticação, características que seus projetos para produtos também herdaram.

Cadeira Barcelona

Cadeira Barcelona

Van der Rohe concebia espaços austeros  que transmitiam ainda assim certa concepção de elegância e cosmopolitismo. Também é famoso por várias frases atribuídas a ele, algumas delas muito conhecidas no âmbito das artes e design, como é o caso das frases “menos é mais” e “Deus está nos detalhes“.

Uma cadeira desta em sua sala será sinal de classe e sofisticação no mais alto nível, tanto pela qualidade da cadeira em si, como pela tradição estética que ela traz consigo, como símbolo de uma época onde imperava o profundo racionalismo e austeridade no design.

Fotos

COMPRAR CADEIRA BARCELONA

Tags: , ,
Compartilhe no WhatsApp

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu...





COMPRAS - LEIA ANTES DE COMENTAR: O Desideratto.com é apenas um blog de design e, por enquanto, não vende nenhum produto. A maioria dos produtos aqui mostrados são de empresas estrangeiras, portanto a aquisição nem sempre será possível. De qualquer forma, sempre colocamos o site da empresa responsável pela venda ou fabricação abaixo das respectivas imagens ou em meio aos textos. Através deles você poderá eventualmente encontrar formas de adquirí-los.