Post anterior:
«

Como decorar um apartamento alugado

24/06/2011 - Categoria: Decoração

A maioria das dicas de reforma e decoração são mais destinadas a quem mora em casa própria. Para essas pessoas, todas as melhorias no imóvel agregam valor ao mesmo e dessa forma não se gasta dinheiro à toa.

Mas se você está procurando um apartamento para alugar e gostaria de deixá-lo mais com a sua cara, há várias dicas muito simples que ajudam e muito a conseguir aquele tom mais pessoal ao seu lar.

De forma geral, em apartamentos alugados você não poderá realizar mudanças estruturais ou muito radicais, pois podem custar muito caro e o proprietário provavelmente também não vai concordar. Antes de mais nada, verifique se não existem cláusulas restritivas no contrato de locação como furar, demolir ou mudar as cores do imóvel.

Uma dica fundamental é fotografar o apartamento inteiro antes de realizar qualquer mudança. Desse modo você terá uma referência para caso venha a se deparar com exigências do proprietário para que deixe o imóvel como estava assim que o alugou.

É bom lembrar que toda decoração deve ser reversível, pois na hora de devolver o imóvel tudo deve ficar de acordo com o que foi antecipadamente estipulado no contrato.

Dessa forma, para o caso de apartamentos alugados, vale mais a pena trabalhar boas peças de mobiliário, tapetes, luminárias, objetos de decoração, enfim, coisas que você poderá levar junto quando tiver que entregar o apartamento ao se mudar de novo.

Aconchego através da simplicidade

Aconchego através da simplicidade

Luz

As luminárias de apartamentos alugados sempre são simples e sem graça. Nesse caso, vale a pena trocá-las. O resultado sempre surpreende. E você ainda pode levá-las embora quando tiver que entregar o imóvel.

E fique atento(a) quanto à intensidade luminosa. Lâmpadas mais fracas costumam deixar o ambiente mais acolhedor e ainda economizam na conta de luz.

Branco e a luminosidade dos ambientes

Branco e a luminosidade dos ambientes

Cores

Cores são um tema muito pessoal, e tem a vantagem de poder ser alterada sempre que se quiser. Use cores que lhe agradem para deixar os ambientes com a sua cara. Branco contribui para a luminosidade do ambiente, tons pastéis deixam-no mais acolhedor e tons fortes servem para impactar. Tons fortes costumam dar um bom resultado quando utilizados em uma única parede rodeada por outras paredes em tons suaves.

Luz e cores, muitas cores

Luz e cores, muitas cores

Paredes

Paredes com revestimento de gosto duvidoso são um problema. Especialmente quando o proprietário morava antes no imóvel e o aplicou com todo o capricho do mundo. Ele tem apego sentimental à “obra de arte” e não vai deixar você removê-la. Para contornar esse problema, uma parede de drywall para escondê-las pode ser a solução, bem como detalhes com papel de parede ou quadros. Caso não possa furar paredes,  coloque-os sobre prateleiras, aparadores e outros móveis. Cortinas e tapetes são ótimas dicas para esconder os pontos negativos do ambiente.

Mobiliário

Boas peças de mobiliário têm o poder de esconder acabamentos precários e enriquecer o ambiente. Elas captam a atenção das pessoas. Não é porque seu piso é feio que o sofá também precisa ser. Aliás, se seu piso for feio ou antiquado, compre um grande tapete e esconda-o ao máximo. Trocar armários velhos também faz bem a qualquer imóvel. Compre almofadas e utilize luminárias de chão e abajures para criar climas diferenciados – intimista, aconchegante, de festa, etc.

Aconchego a baixíssimo custo

Aconchego a baixíssimo custo

Jardins e varandas

Se o imóvel alugado for uma casa com jardins ou varandas e pátios externos, use e abuse de vasos e plantas. Depois do vencimento do contrato, basta colocá-los no caminhão de mudança. Vasos com vegetação agregam mais vida e frescor aos ambientes, desde que observados a iluminação, ventilação, insolação, para suas plantas não secarem na primeira semana 😉 Compre um vaso para pôr sobre a mesa de jantar e coloque flores toda semana. Elas conferem um toque de vida e beleza ao nosso dia-a-dia.

Banheiros e Cozinhas

Geralmente, o que está pior em um imóvel são as áreas molhadas. Revestimentos de banheiros e cozinhas antigos tendem a ser um desastre. Pintar azulejos (com uma tinta especial para esta finalidade) pode não ser uma má ideia. Converse com seu locador. Se você estiver a fim de se empenhar, pode tentar negociar com ele a troca dos pisos descontando o valor da obra nos alugueis. Se ele for esperto, vai aceitar, porque a renovação dos acabamentos cerâmicos valoriza bastante o imóvel. Outra dica boa é a troca do vidro do box. Deixa o banheiro novo com pouco dinheiro. E se você ainda quiser levar embora, é só desparafusar.

Enfim…

Para decorar um apartamento alugado, itens reversíveis como pintura, papéis de parede e adesivos, bem como itens removíveis como quadros, vasos, plantas, luminárias, almofadas, mantas, cortinas, tapetes e livros e objetos decorativos são dicas de decoração simples, fáceis e baratas. São dicas de decoração que vão deixar o seu apartamento, mesmo que alugado, com a sua cara. Vale a pena pensar nisso tudo e transformar o seu dia-a-dia deixando o astral do seu lar lá em cima 😉

Se você é proprietário de um apartamento para alugar, use acabamentos, cores e móveis neutros, evite inventar modas já que o gosto dos inquilinos pode (e certamente não é) o mesmo que o seu, e faça reparos periódicos para não deixar o imóvel caído. Banheiros e cozinha devem ser reformados a cada 20 anos, no máximo. Um piso de madeira precisa de raspagem e tratamento a cada cinco anos. Deixando tudo em ordem, o valor do aluguel aumenta e você ainda zela pelo seu patrimônio.

Tags: , , , , , ,
Compartilhe no WhatsApp

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu...





COMPRAS - LEIA ANTES DE COMENTAR: O Desideratto.com é apenas um blog de design e, por enquanto, não vende nenhum produto. A maioria dos produtos aqui mostrados são de empresas estrangeiras, portanto a aquisição nem sempre será possível. De qualquer forma, sempre colocamos o site da empresa responsável pela venda ou fabricação abaixo das respectivas imagens ou em meio aos textos. Através deles você poderá eventualmente encontrar formas de adquirí-los.