Post anterior:
«

Como decorar uma sala

29/06/2010 - Categoria: Decoração

Sala de estar

Sala de estar

A Sala de Estar é o ambiente da casa onde costumamos passar mais tempo quando estamos em casa. É nela que geralmente recebemos visitas e reunimos a família para conversar ou assistir a algum programa na televisão.

Portanto, na hora de projetar uma Sala de Estar pense primeiramente na circulação pelo ambiente. Se possível, evite a circulação entre o sofá e a TV para que o indivíduo que circula não atrapalhe quem está no sofá assistindo a TV.

Ao decorar sua sala opte por cores neutras justamente para evitar o cansaço visual com cores muito vivas. Esta dica vale tanto na hora de escolher a cor das paredes quanto do mobiliário, muito embora móveis costumem vir já com cores brandas. A iluminação deve ser difusa, amena e preferencialmente indireta. Luminárias de piso no canto da sala podem ser uma boa sugestão.

O mobiliário deve ser escolhido de acordo com a necessidade de cada família. No caso dos sofás, geralmente opta-se por sofás de 3 e 2 lugares e, caso sobre espaço, uma poltrona confortável para momentos de descanso ou leitura. No caso das salas mais comuns que cumprem o papel tanto de Sala de TV quanto de Sala de Estar, uma boa dica são os sofás com chaise retrátil. Esse tipo sofá lhe permite torná-lo um grande chaise na hora de assitir TV ou mesmo, para relaxar, voltando a se tornar um sofá comum na hora de eventuais visitas. O preço mais alto compensa o benefício. Uma boa dica é escolher sofás com cores neutras tipo cinza ou bege e utilizar almofadas estampadas e coloridas para “quebrar” a monotonia causada pelas cores neutras.

Se a sala que você quer decorar for apenas uma Sala de TV é interessante utilizar cortinas ou persianas que possam impedir a entrada de luz para os momentos em que você quiser assistir a um filme. Em Salas de TV deve-se priorizar o conforto no mobiliário e para o caso de um home- theater, pode-se pensar até mesmo em isolamento acústico para que o som da TV não atrapalhe os outros cômodos ou vizinhos, no caso de apartamentos.

Quanto a plantas e vasos tenha cuidado na hora da escolha das plantas. Se o local onde você deseja colocar o vaso não recebe luz solar em nenhum momento do dia, você deve optar por plantas que sejam para sombra, já se o local pega sol durante algumas horas deve-se optar por plantas de meia-sombra. Lojas para paisagismo, bem como floriculturas dispõe de profissionais que podem lhe orientar adequadamente quanto ao tema das plantas.

Por fim, o que fecha a decoração de uma sala, ou de qualquer outro ambiente, é a unidade final obtida. Unidade entende-se como o modo como os diversos elementos se relacionam formando um todo. Esta relação pode ser criada através da repetição de cores em diversos elementos, ou pela repetição de formas semelhantes. Um exemplo da obtenção de unidade visual num ambiente poderia ser, supondo o uso de cores neutras nas paredes e móveis, a utilização de objetos decorativos vermelhos na estante, flores vermelhas sobre a mesa de centro e ainda quem sabe algumas almofadas com estampas avermelhadas. Ou seja, é o velho efeito de combinar, que apesar de ser considerado brega por muitos, ainda é, sem dúvida, a melhor forma de finalizar a decoração de um ambiente.

Tags: , , , ,
Compartilhe no WhatsApp

1 comentário:

  1. simone

    a decoração dessa sala é linda. a minha sala é pequena como posso decorar uma sala tão pequena. gostaria q ela ficasse aconchegante e bonita…

Deixe o seu...





COMPRAS - LEIA ANTES DE COMENTAR: O Desideratto.com é apenas um blog de design e, por enquanto, não vende nenhum produto. A maioria dos produtos aqui mostrados são de empresas estrangeiras, portanto a aquisição nem sempre será possível. De qualquer forma, sempre colocamos o site da empresa responsável pela venda ou fabricação abaixo das respectivas imagens ou em meio aos textos. Através deles você poderá eventualmente encontrar formas de adquirí-los.