Como se tornar um decorador

15/07/2010 - Categoria: Decoração

A carreira de Decorador

Passamos grande parte da vida entre quatro paredes. Em parte, isso explica por que a carreira de decorador está se firmando no país, com profissionais cada vez mais gabaritados. “Quando comecei, trinta anos atrás, não havia formação especializada. Agora temos no mercado gente competente, vinda dos cursos de Arquitetura e de Decoração“, afirma o decorador paulista Sérgio de Oliveira.

“Trabalhamos para que o homem viva em ambientes mais funcionais e agradáveis”, diz Jane Monteiro Franco, coordenadora do Curso de Decoração da Uemg, em Minas Gerais. Segundo ela, o grande desafio é decorar um ambiente respeitando os desejos, o perfil e a disponibilidade financeira do cliente. Ou seja, na vida real, é raro o decorador poder criar livremente. “Não adianta fazer uma casa com o que existe de mais moderno em móveis, objetos, cores e iluminação se os donos dela têm um estilo conservador”, explica.

Nessa profissão, além de desenvolver projetos, você vai coordenar equipes de profissionais, como marceneiros, pintores e eletricistas, que transformarão suas idéias em realidade. No dia-a-dia, a supervisão do trabalho da equipe vai se somar a uma rotina de trabalho puxada, em que jornadas de dez horas são comuns. “A parte mais exaustiva é a época em que executamos um projeto”, conta Martha Vidal, decoradora de São Paulo. “Mas vale a pena. A grande recompensa está nas duas pontas do processo: a criação do projeto e a entrega do trabalho.”

O mercado de trabalho da Decoração

A valorização da aparência das casas e o barateamento dos projetos de decoração fizeram com que o trabalho desse profissional se expandisse entre a classe média. Crescem as oportunidades em adaptação de móveis e espaços: o decorador é capaz de criar ambientes funcionais nos pequenos apartamentos das grandes cidades. Outro nicho são as empresas da área de decoração, em que o profissional ajuda o cliente a escolher os móveis. “Também há potencial na decoração de áreas comerciais, como para grandes empresas”, completa Martha Vidal.

Salário médio inicial: R$ 758,00
Em alta: Decoração comercial.

O curso de Decorador

Os dois primeiros anos são tomados por matérias como estética, história da arte e história do mobiliário. A partir do terceiro, aumenta a carga horária de aulas de projetos em composição de interiores e exteriores (decoração e jardinagem), de perspectiva, desenho artístico e desenho arquitetônico técnico.

Duração média: quatro anos

Fonte: Guia Abril do Estudante

Veja também: Design – Guia Abril do Estudante

Tags: , , , , , , ,
Compartilhe no WhatsApp

8 comentários:

  1. Kellen Cruz

    Eu gosto muito disso!!
    Acho que isso que vou fazer… tô na dúvida….

  2. bruna amoro scofoni

    eu queria sabe como eu faço pra ser uma decoradora pq eu estou procurando uma profiçao desde agora pq eu gosto muito de aruma roupas decoraçaoes e etc…

  3. Fernanda

    Eu sempre gostei de estilos nos comodos, luxo nas casas, no jardim, e muito mais, e por isso estava querendo ser decoradora, mas pelo o que eu vir, o salário não me fez ainda. Infelizmente eu gosto muito mas o salário não acho justo, por um pessoa que tem imaginação em criar um ambiente em um dos seus sonhos!

  4. Vanessa Resende

    Adorei as dicas,eu amo decoração sempre sonhei em me formar em decoradora este blog me ajudou bastante a tirar as minha duvidas..Bjss

  5. Tatiana

    Boa noite.
    Estou interessada em formar-me em decoradora de interiores, é uma área que me fascina, só que estou a ter algumas dificuldades em encontrar cursos. Não quero um curso superior mas também não quero cursos de dois dias. Será que me podem ajudar?
    Obrigada

  6. MARI

    Eu estava pensando em ser decoradora,acho super legal criar e montar ambientes confortaveis,acima de tudo,e é claro luxuosos..Mas o salário foi o que desanimou,acho melhor tentar engenharia civil…

  7. Talita

    oii sempre gostei de decoraçao acho muito legal voce expandi suas ideias criar oque vc gosta em quatro paredes , parabéns pelo blog gostei muito bjos

  8. Patricia Zani

    Sou psicóloga clínica, mas amo de paixão decoração e gostaria imensamente em me tornar uma decoradora,aproveitando toda a minha percepção das pessoas , que creio poder me auxiliar a captar os sonhos e as necessidades de futuros clientes ,unindo ao conhecimento específico e experiência de decoradores renomados. Saber sobre o mercado de trabalho e como fazer minha imersão também é um foco para mim.Gostaria muito de seu auxílio, como em cursos, dicas, informações…o que você puder me disponibilizar.

    Desde já agradeço.

    Abraços.

    Patricia Zani

Deixe o seu...





COMPRAS - LEIA ANTES DE COMENTAR: O Desideratto.com é apenas um blog de design e, por enquanto, não vende nenhum produto. A maioria dos produtos aqui mostrados são de empresas estrangeiras, portanto a aquisição nem sempre será possível. De qualquer forma, sempre colocamos o site da empresa responsável pela venda ou fabricação abaixo das respectivas imagens ou em meio aos textos. Através deles você poderá eventualmente encontrar formas de adquirí-los.