Post anterior:
«

Dicas de decoração básica

10/08/2010 - Categoria: Decoração

É na hora de finalizar um ambiente com os detalhes decorativos que surgem as mais diversas e inesperadas dúvidas quanto a estilos, cores, tons, iluminação e outros detalhes. A decoração é uma das partes mais peculiares de obras e reformas, porque a funcionalidade deve ser prioridade sempre. De pouco adiante um ambiente lindo e maravilhoso que mais atrapalha do que ajuda a rotina das pessoas que o habitam.

Espaços

Primeiramente, você deve dispôr os móveis de forma que não fiquem “grudados” um ao outro, deixando-os, cada qual ocupando espaços distintos. Do ponto de vista do design de interiores, móveis não são meros utilitários. São na verdade peças com identidade, as quais devem ter cada qual o seu devido espaço, não só para uma utilização mais facilitada dos mesmos devido à liberdade em seu arredor, como para uma adequada apreciação por parte de quem os observa. Leva-se em conta também a harmonia que deve oferecer em meio ao conjunto em que se encontra. É como um texto numa página. Você não deixa margens em volta do texto para este ficar mais compreensível? Todo designer gráfico sabe que o espaço em branco diz tanto em relação ao resultado final quanto os próprios caracteres gráficos e tipográficos. Com base nesta dica, você já observará que o tamanho cada vez menor dos imóveis atuais impede o correto posicionamento de móveis mais sofisticados.

Cuide com as luzes

Os ambientes devem estar cada qual com sua luminária de teto devidamente posicionada. O da sala de jantar em especial deve ester preferencialmente sobre o centro da mesa.  Lâmpadas fluorescentes costumam desprover os ambientes de suas cores autênticas, tornando tudo um tanto pálido e frio. , se for usá-las, use as halógenas ou dicróicas amarelas ou de cores mais fracas para deixar o ambiente mais agradável

Estilos

Usar móveis que representam estilos diferentes, como por exemplo, contemporâneo e rústico, pode surtir efeitos que vão desde os mais harmônicos até os mais incompatíveis. A dica é que os móveis tenham algo a ver, seja uma cor, um detalhe na forma, enfim. É como combinar roupas, algo deve haver de comum entre as peças, seja o estilo, seja as cores, enfim.

Detalhes

Use e abuse de quadros, almofadas, tapetes e cortinas. Nada deixa os ambientes mais aconchegantes e agradáveis quanto esses itens. Evidentemente sem exageros, procurando relacionar algo entre eles, sejam formas, padrões de estampa, cores, etc.

Tags: , , , ,
Compartilhe no WhatsApp

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu...





COMPRAS - LEIA ANTES DE COMENTAR: O Desideratto.com é apenas um blog de design e, por enquanto, não vende nenhum produto. A maioria dos produtos aqui mostrados são de empresas estrangeiras, portanto a aquisição nem sempre será possível. De qualquer forma, sempre colocamos o site da empresa responsável pela venda ou fabricação abaixo das respectivas imagens ou em meio aos textos. Através deles você poderá eventualmente encontrar formas de adquirí-los.