Post anterior:
«

Cadeira / Poltrona Wassily

14/02/2009 - Categoria: Design, Interiores

Poltrona Wassily

Poltrona Wassily

Modelo na Poltrona Wassily

Modelo na Poltrona Wassily

A cadeira “Wassily” foi desenhada pelo arquitecto húngaro Marcel Breuer entre 1925 e 1927 e produzida inicialmente pela Standard-Möbel e Thonet.

Desde o início da década de 20, Breuer lecionava na importante escola de design alemã Bauhaus, dedicando-se também ao projeto e desenvolvimento de peças de mobiliário em metal. Dentre estas destacou-se a cadeira em tubos de aço cromado, inicialmente designada “Club”. Posteriormente o arquitecto altera o seu nome para “Wassily”, em honra ao amigo e pintor abstracto Wassily Kandinsky.

Utilizando perfis tubulares, recentemente produzidos pela grande metalúrgica “Mannesmann”, e ligações simples, Breuer atingiu esta solução com a ajuda de um picheleiro. O sentido de fluidez e de continuidade de linhas determinada pelos tubos cromados dobrados imprimiam-lhe um ar dinâmico que era acentuado pela tensão introduzida pelas tiras de couro (ou de lona, conforme as versões) que constituiam o assento, o encosto e o suporte para os braços. Embora aparentemente complexa, a forma desta cadeira teve como base um volume cúbico, uma solução formal que se encontrava presente em outras famosas cadeiras projectadas nesta época, como os sofás cúbicos de Le Corbusier.

A sua estética mecanicista e tendencialmente abstracta respondia à tendência do movimento racionalista representado pela Bauhaus, para a criação de formas simples e para o uso de materiais ligados à produção mecânica que possibilitassem a construção destes produtos em grandes quantidades, o que permitiria (pelos menos teoricamente) reduzir os seus custos e a consequente democratização do design de qualidade.

Saiba mais sobre o designer Marcel Breuer

Se tiver interesse, saiba mais sobre a Bauhaus e sua influência modernista no design da época.

Imagens: 1ª foto – fonte desconhecida / 2ª foto – http://tipografos.net/bauhaus/bauhaus-moveis.html

Tags: ,
Compartilhe no WhatsApp

9 comentários:

  1. AnnaHopn

    Hello,
    https://www.desideratto.com – da best. Keep it going!

    Thank you
    AnnaHopn

  2. Cidélia Mello

    solicito orçamento da poltrona wassily na cor preta

  3. Cidélia Mello

    interessante

  4. Alexandre Lappann

    Bom dia, tenho uma cadeira Wassily ano 1983 fabricada pela forma s.a., gostaria de vende-la, ela é cor branca, valor R$ 7000,00, aceito propostas.

  5. ANTONIO

    SOLICITO COTAÇÃO DE POLTRONA WASSILY, BRANA.
    PRAZO DE ENTREGA E VALOR DO FRETE PARA BELO HORIZONTE.
    OBRIGADO.

  6. Enio Bueno Pereira

    Prezados, gostaria de consulta-los se sua empresa fornece os kits de recuperação do revestimento das poltronas Wassily, do designer Marcel Breuer, ou realizam tal trabalho. Caso não forneçam nem realizem esse tipo de serviço, se poderiam indicar que o faça em São José dos Campos ou na região de São Paulo.

    Obrigado,

    ENIO

  7. Luciana Maselli

    gostaria de consulta-los sobre fornecimento, execução ou indicação para troca do couro de 01 poltrona Wassily, bem como se realizam tal trabalho. Estou em SP – SP. Obrigada!

  8. Ana Carolina Rezende

    Prezados, gostaria de consulta-los se sua empresa fornece os kits de recuperação do revestimento das poltronas Wassily, do designer Marcel Breuer, ou realizam tal trabalho. Caso não forneçam nem realizem esse tipo de serviço, se poderiam indicar que o faça em Belo Horizonte.

  9. Joanita Aparecida Moreira

    BOa Tarde !
    POssuo 04 poltronas Wassily que estão precisando de reformas ( troca do couro ), vocês conhecem alguem ou alguma empresa que possa fazer em BH

    Grata

    Joanita

Deixe o seu...





COMPRAS - LEIA ANTES DE COMENTAR: O Desideratto.com é apenas um blog de design e, por enquanto, não vende nenhum produto. A maioria dos produtos aqui mostrados são de empresas estrangeiras, portanto a aquisição nem sempre será possível. De qualquer forma, sempre colocamos o site da empresa responsável pela venda ou fabricação abaixo das respectivas imagens ou em meio aos textos. Através deles você poderá eventualmente encontrar formas de adquirí-los.