Post anterior:
«

Lavadora Wanke

18/03/2009 - Categoria: Design

Lavadora Wanke

Lavadora Wanke

Sempre digo que gosto de produtos modulares porque estimulam nossa inteligência. Igualmente sou atraído por RELEITURAS ou REDESIGNs. O estímulo é semelhante, porque nos faz raciocinar sobre um novo conceito baseados em nossas experiências anteriores com o produto. Ficamos remoendo lembranças e traços familiares com a gostosa sensação do novo, da inovação. Se a Inteligência pode ser definida (entre infinitas definições) como a capacidade de estabelecer relações, todo REDESIGN é resultado intrínseco a um ato inteligente, porque é repleto de relações entre o novo e o antigo.

Filosofias à parte, neste caso, o vidro e a madeira foram os principais aliados para a criação de uma lavadora de roupas semi-automática, única no mundo e que é lançada agora, como protótipo, pela Wanke, tradicional empresa catarinense deste segmento.

O projeto é uma releitura das tradicionais lavadoras de roupa feitas em madeira. Esse tipo de máquina foi trazido pelos imigrantes alemães no início do século passado e é ainda muito comum no Sul do País. O protótipo da Wanke 90, nomeada em razão da comemoração dos 90 anos da empresa em 2008, foi desenvolvido pela Design Inverso.

Foram usados materiais nobres como vidro e madeira de reflorestamento que, aliando-se ao uso do plástico transmitem a idéia de um produto contemporâneo, porém remetendo a suas origens históricas. Este projeto, explica Rogério Ehrat, diretor da Wanke, é destinado a dois públicos específicos. “Queremos atingir o consumidor tradicional e os que apreciam produtos com design diferenciado”, comenta.

A Wanke 90 é uma máquina de agitação semi-automática com timer de programação e capacidade de lavar até 4,5 kg de roupa. “É um produto que merecia ter continuidade e ao mesmo tempo evoluir tecnicamente, por isso na nossa releitura aliamos a tradição com as adequações de segurança e desempenho exigidas pelo mercado”, comenta Eduardo Sanches, o designer que coordenou o projeto. A Wanke é a única empresa que ainda mantém a fabricação das tradicionais máquinas em madeira.

Design Inverso

Tags: , ,
Compartilhe no WhatsApp

Nenhum comentário ainda...

Deixe o seu...





COMPRAS - LEIA ANTES DE COMENTAR: O Desideratto.com é apenas um blog de design e, por enquanto, não vende nenhum produto. A maioria dos produtos aqui mostrados são de empresas estrangeiras, portanto a aquisição nem sempre será possível. De qualquer forma, sempre colocamos o site da empresa responsável pela venda ou fabricação abaixo das respectivas imagens ou em meio aos textos. Através deles você poderá eventualmente encontrar formas de adquirí-los.